Teremim

O Teremim é um instrumento musical curioso, que funciona a partir da manipulação de ondas eletromagnéticas e que, dessarte, dispensa o contato das mãos com qualquer tipo de material. Foi inventado …

 

O Teremim é um instrumento musical curioso, que funciona a partir da manipulação de ondas eletromagnéticas e que, dessarte, dispensa o contato das mãos com qualquer tipo de material. Foi inventado por um russo, Léon Theremin (ou, originalmente, Lev Sergeyevich Termen) – é o sujeito do vídeo acima – e causou sensação na década de 1930, quando foi incorporado a algumas orquestras norte-americanas e europeias. O fato, contudo, é que, após alguns anos, o teremim foi progressivamente sendo deixado de lado, sendo mais associado à música de fundo de filmes de terror “B”, por exemplo.

*

Em meados de 1966, Brian Wilson estava encafifado com os sons que pretendia usar no novo single dos garotos praieiros. Após testar um teclado moog, pensou em usar um teremim. O problema passou a ser conseguir um e, mais importante, alguém que soubesse usá-lo. Paul Tanner, um experiente trombonista (que havia tocado, no final dos anos 1930, com a Glenn Miller Orchestra) foi contactado – era o único registro que constava do banco de dados do sindicato dos músicos de Los Angeles – e, para salvação da lavoura, havia desenvolvido um instrumento próprio (em parceria com o inventor Bob Whitsell), que foi batizado de “Electro-theremin” ou, simplesmente, “the box”. Com o aparelho, gravou, em 1958, o esquecível (e esquecido) Music for Heavenly Bodies, além de ter colaborado com temas de abertura para programas da televisão norte-americana.

Descoberto o instrumento e composto o arranjo, ainda foram necessários seis meses, dez horas de gravação e cerca de US$500.000,00 para se conseguir a versão final do clássico instantâneo “Good Vibrations” – que, por sinal, tornou-se o single mais bem-sucedido da carreira dos Beach Boys.

*

E, claro, o teremim também era um dos brinquedos favoritos do sr. James Patrick Page.

Fonte: Teremim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s