11 de setembro

Nasci nesse dia 11 de setembro. Simbolismos a parte, é um dia para além da comemoração. Foi neste dia também que Salvador Allende sofreu o golpe brutal, passado tempo,  na mesma data a brutal queda das torres do World Trade Center, e lá em 1789 a história conta o nascimento da direita e da esquerda

11 de setembro de 1789:
Nascimento da direita e da esquerda

Na reunião da Assembleia Constituinte de 11 de setembro de 1789, os deputados discutiram sobre o poder de veto do rei Luis XVI. Sentados de cada lado do presidente, os deputados à esquerda colocaram-se contra o veto, enquanto aqueles à direita, apoiaram o rei.

Esta prática enraizou-se quando, a partir de outubro de 1789, a Assembleia reuniu-se na sala Manège das Tuileries. Os deputados contrários à Revolução (alguns nobres e clérigos) sentaram-se à direita do presidente da Assembleia (lado que é chamado de “lado da Rainha”). Foram chamados de “aristocratas”, em tom de desprezo.

Os demais, chamados de “patriotas”, sentaram-se à esquerda do presidente (o “lado do Palais Royal”). Eram favoráveis à Revolução mas em diferentes níveis. Os mais radicais, os “democratas”, eram partidários das ideias de Rousseau como o sufrágio universal. Os moderados, chamados de “monarquistas” como Jean Joseph Mounier, instigador do Juramento do Jogo da Pela e autor dos três primeiros artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, ansiavam por uma monarquia constitucional parlamentar e bicameral do tipo inglês. Os “constitucionalistas”, a maioria, entre os quais estava o abade Sieyès, Talleyrand e Lafayette, foram a fonte da primeira Constituição que estabeleceu uma monarquia constitucional.

Esta distribuição dos deputados franceses por afinidades políticas marcou a divisão entre a direita (considerada conservadora) e a esquerda (considerada revolucionária ou reformista) que ainda hoje pontua a vida política em todas as democracias.

Fonte: https://www.herodote.net/almanach-ID-1703.php#top

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s