Quando a cidade era mais gentil

Post do colega Martin Jayo muito legal. Recomendo a leitura visual dos registros visuais de um grupo de ingleses em visita ao Brasil a partir do Porto de Santos, subindo até a Avenida Paulista , quando esta ainda não levava este nome.

HMS Delhi

by Martin Jayo

Os portugueses do post anterior me deixaram bastante decepcionado. Eles estavam de carro, rodaram a cidade inteira, mas só tiraram foto do museu do Ipiranga??!

Ingleses, por sorte, costumam ser mais disciplinados. Estas fotos foram tiradas por um grupo de tripulantes do HMS Delhi um navio da marinha britânica que esteve por aqui mais ou menos na mesma época. Elas fazem parte de um enorme álbum com fotos de várias cidades brasileiras pelas quais o navio passou, que infelizmente foi desmembrado e vendido aos pedaços na internet.

Assim como a dos portugueses, a visita dos ingleses a São Paulo também começou por Santos. A primeira foto, segundo a anotação do verso, é da avenida principal da cidade. O canteiro central com palmeiras me faz acreditar que seja a avenida Ana Costa, mas como não conheço Santos tão bem assim, vou deixar a confirmação para quem conhece. Além das palmeiras,também deve ter chamado a atenção dos ingleses o simpático Armazém Juquiá, que servia cerveja Brahma ali na esquina. Bem santista.

877

878

A subida da serra não foi de carro, mas de trem, como se vê na segunda foto. Uma vez em São Paulo, os ingleses aparecem bebendo de novo, desta vez “at the English Club”. Deve ser o mesmo clube inglês que até hoje funciona numa travessa da rua da Consolação.

879

890

Da Consolação, seguimos para uma tal “avenida Carlos de Campos”, e este detalhe nos permite saber a data aproximada das fotos. É que este foi o nome da avenida Paulista, durante um curto período no final dos anos 20. À esquerda está o Belvedere Trianon, no lugar hoje ocupado pelo Masp.

891

892

 

Antes de ir embora, os ingleses deram um pulo no Instituto Butantã. De todos os lugares, é o único que conserva mais ou menos o mesmo aspecto até hoje:

893

Finalmente, a volta a Santos, ao que parece, foi feita de carro. E tão interessante como a foto é a anotação no verso:

“Ypiranga just outside São Paulo on the Santos road after a shower, so you can imagine what it is like after a storm”.
(Ipiranga, arredores de São Paulo, na estrada para Santos logo depois de uma chuva. Imagine como isto fica depois de uma tempestade).

A chuva atrapalhou a viagem de carro. Quer coisa mais paulistana do que isso?

894

895

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s