Benedito João dos Santos Siva Beleléu, Vulgo Nego dito, maldito bendito, Itamar

Respeitável Público, diretamente das vísceras poéticas reveladas no embrião de uma ideia em sincronia com a música de resistência, com as raízes do samba e a gênesi da música brasileira que segundo Antero Kalik, influenciam e influenciaram e influenciarão o conceito de antropofagia. Além de saborear imagens antológicas desse nesse nego, vulgo PretoBrás da estética Itamarina-ultramarina de Itamar Assumpção. Tive o privilégio de tê-lo recebido em casa por ocasião do show retroexpectativa em comemoração aos seus primeiros 10 anos de carreira, quando compartilhamos impressões e colagens visuais para o cartaz/programa do espetáculo.

https://youtu.be/be2n1tpJjf0

https://youtu.be/uiQxFFWrx-Y

Ça ra vá

Itamar As

Nascido em Tietê, conhecido como Benedito João dos Santos Siva Beleléu vulgo Nego Dito, Itamar Assumpão virou de cabeça pra baixo a crença em como se fazer música, nos anos 80, 90 num Brasil pós anos 70, quando a canção teve seu auge encabeçada por grandes personagens como Chico Buarque, Caetano Veloso, Elis Regina, Nara Leão, entre outos tantos. Itamar, além de músico era protudor, compositor, instrumentista. Consta em sua biografia que ele aprendeu tocar voão sozinho, escutando Jimmy Hendrix. Estudou contabiidade, mas logo a música o tiraria do mundo cantábil para que se dedicasse única e exclusivamnete a ela.

Itamar Assumpção foi sem dúvida um dos nomes mais importantes da cena alternitiva. Também fora chamado de maldito por se rebelar e encabeçar um movimento contra o controle das gravadoras. Ele fez parate do movimento chamado “A Vanguarda Paulistana”, movimento este que reuniu vários artistas que pretendiam lançar seus próprio…

Ver o post original 353 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s