Pasteizinhos finos

A África e sua musicalidade transversal

africanas-dançando-11

Após uma seleção de filmes que exigirá do leitor bastante atenção e tempo para digerir a complexidade dos filmes anteriormente publicados, publicaremos alguns sons que ajudem a trazer de volta nossos queridos amigos e leitores do Ça ra va Culture a um estado dionisíaco. E falando em música, seguimos com nossa pesquisa cunhada na Africanidade musical. Mostraremos alguns dos mais importantes artistas da música africana em geral, que vai desde Salif Keita a Miriam Makeba. É com a Miriam Makeba (Cantora Sul-Africana:1932 – 2008 ), que iniciaremos nossa degustação sonora. Achamos interessante deixar que o leitor por si próprio aprofunde-se na obra da cantora (caso ainda não conheça), e dos outros sequenciais. Postaremos a música que talvez seja a mais conhecida e tocada, da cantora, que composta pelo também Sul – Africano Dorothy Masuka e lançadada por Makeba em 1957, na Africa do Sul: Pata Pata

A próxima, será da cantora Christy Azuma & Uppers International (Ghana). Esta música foi usada na trilha sonora do filme Bamako (Mali, 2006 – Abderrahmane Sissako ). Um som doce que nos conduz sem que necessitemos fazer alguma resistência, pois, com a força de sua letra e a batida afro-beat, é impossível ficar alheio à sonoridade.

Outro artista importantíssimo que não poderíamos deixar de fora de nossa publicação é Salif Keita (Nascido em 1949 em Djoliba no Mali). Segundo informação do Wikipédia, ele é conhecido com a voz dourada da África.

Outro grande, vindo da Etiópia e precursor do Ethio – Jazz, vivíssmo e fazendo shows ao redor do mundo. Quem ouve uma vez sempre reconhecerá o som por conta da peculiaridade do sax e o tempo em que a música é levada: Mulato Astake (Etiópia 1943 )

Do senegal, vindo dos anos 70, e com uma levada Afro – Cubana Orchestra Baobab.

Esperamos que gostem do passeio musical pela África. E adianto que virão outras pubicações sobre a música e cinema Africanos.

Fonte:

http://en.wikipedia.org/wiki/Orchestra_Baobab

http://pt.wikipedia.org/wiki/Salif_Ke%C3%AFta

http://pt.wikipedia.org/wiki/Miriam_Makeba

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mulatu_Astatke

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s