PARTICIPAÇÃO SOCIAL, ORÇAMENTO E GESTÃO CULTURAL

Artigo de Sérgio Azevedo da equipe foi aceito no V Seminário Internacional de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa do Ministério da Cultura. 

O PROJETO MINC-UFBA E A ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO CAETANO DO SUL/SP:

 

foto sergio

Resumo: O artigo descreve as ações realizadas pelo Projeto de Assistência Técnica para elaboração de Planos Municipais de Cultura de Capitais e Municípios de Regiões Metropolitanas, realizado pelo Ministério da Cultura em parceria com a Universidade Federal da Bahia, conhecido como Projeto MINC-UFBA, em São Caetano do Sul, SP, ao longo do ano de 2012. Detalha a participação social, a articulação realizada entre Estado e Sociedade Civil e a consultoria técnica realizada pela equipe da UFBA. Descreve as ações, procedimentos metodológicos e o método de trabalho, desde o levantamento da participação social anterior, a participação do Conselho Municipal de Política Cultural, novos encontros de participação colaborativa, elaboração do texto final e da proposta de orçamento. Finaliza estabelecendo interseções entre a experiência relatada e a ideia de que a Gestão Cultural pode cumprir um papel central no desenvolvimento das políticas culturais e da própria cultura.

Palavras-chave: Políticas Culturais; Sistema Nacional de Cultura; Sociedade Civil; São Caetano do Sul; Plano Municipal de Cultura.

SérgiodeAzevedo Seminário2014

SérgiodeAzevedo_IVSeminárioInternacional_PDF(1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s