Seminário Economia Criativa ; Curso Gestão Cultural e Cidadania

postal02-Frente

S E M I N Á R I O ECONOMIA CRIATIVA

   A quarta edição do Seminário UNIVERSIDADE CULTURA E SOCIEDADE propõe a discussão sobre     economia criativa, tema este, que vem sendo acolhido por vários países, como         uma etapa mais sofisticada do   sistema capitalista. As indústrias criativas são aquelas caracterizadas pelo valor agregado da cultura e da ciência & tecnologia na produção de seus bens e serviços. Ao mesmo tempo, destaca a participação da Universidade em atividades de natureza acadêmica, técnico – cientifica, e cultural,  e estimulo ao pensamento critico  da sociedade.

Os setores da Economia Criativa tem capacidade de produzir valores simbólicos, intangível que ampliam o sentimento de pertencimento da comunidade e garante maior         apropriação dos valores da       cultura local. As linguagens (audiovisual, literatura, música, artes visuais, moda, design, arquitetura, publicidade, entre outros) estão se tornando        cada vez mais importantes na constituição do Produto      Interno Bruto (PIB) dos países, crescendo mesmo em situações de crise.              

CURSO DE EXTENSÃO

Gestão Cultural e Cidadania

As atividades culturais são produtivas e tem como processo principal um ato criativo, gerador de valor simbólico, que resulta em produção de riqueza cultural e econômica.

 Objetivo: compartilhar conhecimentos e habilidades para construção e difusão de conteúdos culturais; gerar habilidades e competências de natureza técnica para acesso as políticas públicas de cultura.

O curso propicia um olhar múltiplo e transdisciplinar que integra criatividade e técnica, atitudes e posturas empreendedoras, habilidades de comunicação, compreensão de dinâmicas socioculturais e de mercado, análise política e capacidade de articulação. Um panorama das dinâmicas culturais, sociais e econômicas, que envolvem desde o ciclo de criação, produção, distribuição, circulação, difusão, consumo e fruição de bens e serviços oriundos dos setores criativos. Aborda também Políticas Públicas de Cultura: editais de seleção pública de projetos, Leis de incentivo, Políticas Públicas de Cultura e Cidadania, Sistema Nacional de Cultura. Estudos de casos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s